Uma análise semiótica do preconceito racial no cinema ( O rei Leão). Pular para o conteúdo principal

Uma análise semiótica do preconceito racial no cinema ( O rei Leão).




Após assistir o filme O rei leão, fiz uma análise refletindo em um objeto, por que os filmes só mostra os vilões com a cor negra, escura ou tom sombrio? Parece besteira, mas se formos parar um pouco e fazer uma relação entre o cinema e a vida real, vemos que muitas pessoas são vistas como más, só por um motivo ... pela sua cor escura.
Não sabemos se os produtores do vídeo tinha em prática que a imagética de alguns personagens poderia levar a reflexão sobre o preconceito em diversas formas.

Resultado de imagem para o rei leãoResultado de imagem para o rei leão

Créditos

Parece bobagem, mas reparando bem os vilões sempre são aqueles que vestem-se de tons pretos, usam algo escuro e na sociedade que é visto como esses vilões são pessoas negras. Está na hora de o cinema repaginar sua caracterização do vilão e escolher um modelo que não influencie indiretamente esse tipo de pensamento e associação preconceituosa. Repetindo, não sabemos se o objetivo dos produtores seria levar esse discurso, até porquê a maioria do seu público são crianças, porém o deixa a ser observado é essa abordagem .
Neste artigo foi citado o filme O rei leão, pois foi uma análise individual, mas há esse mesmo problema em diversos filmes,series e até mesmo em novelas, a escolha do filme "O rei leão" foi apenas um objeto simplificado de análise.

Comentários